
Projeto, Instalação e Testes em Hidrantes/Mangueiras/Sprinklers
Trata-se de um sistema hidráulico de combate a incêndio e item obrigatório em diversos tipos de imóveis. O sistema tem como objetivo propiciar condições de combate e controle de incêndio pelos próprios ocupantes do local, sem necessitar de imediato do auxílio dos equipamentos e guarnição do Corpo de Bombeiros.
É um sistema de distribuição hidráulica com demanda mínima de vazão, pressão e volume de água estabelecidos em norma.
HIDRANTES
O sistema de rede de hidrantes é composto por:
-
Caixa d’água;
-
Bomba hidráulica;
-
Tubulações e conexões;
-
Acionadores remotos;
-
Abrigo de equipamentos;
-
Mangueiras;
-
Esguichos;
-
Adaptadores;
-
Registros de recalque, entre outros.
O reservatório de água pode ser subterrâneo ao nível do solo ou elevado e subdividido em células com volume mínimo. Porém, em caso de divisão, todas as células devem estar no mesmo nível e possuir o mesmo volume de água. Alternativamente, o suprimento de água para a rede de hidrantes pode ser feito por meio de piscinas, lagos ou fontes de água similares, desde que atendam uma série de requisitos previstos em norma.
SPRINKLERS
Conhecidos também como chuveiros automáticos, os sprinklers são pequenos dispositivos desenvolvidos ligados a um sistema de bombeamento de água, que, em caso de incêndio, são ativados para combater as chamas. Os sistemas de sprinklers, via de regra, são os primeiros a agir em caso de incidentes com fogo, de maneira a evitar que o fogo se alastre, causando estragos ainda maiores. É composto pela reserva técnica de água, sistema de bombeamento, válvula de governo e alarme, sistema de detecção de funcionamento, ponto de recalque, conexões, tubulações, drenos, ampolas ou bulbos e sprinklers.
As temperaturas de acionamento mais convencionais são: 68°C, 79°C, 93°C e 141°C.
MANGUEIRAS

A norma NBR 11861 da ABNT define a mangueira de incêndio como um “equipamento de combate a incêndio, constituído essencialmente por um duto flexível dotado de ligações”. A mangueira de incêndio tem como finalidade canalizar a água que sai do hidrante e direcioná-la para o local onde estão as chamas, de maneira a controlar o avanço do fogo ou extinguir por completo o foco de chamas.
Como características, as mangueiras podem chegar a até 30 metros de comprimento e, claro, devem ter alta resistência à abrasão, uma vez que estamos falando de um produto que deve resistir bem ao desgaste por fricção e raspagem em uma situação de emergência. É sempre importante ressaltar que as mangueiras de incêndio não são um produto único. Ou seja, existem diferentes modelos, e cada um deles conta com características e aplicações específicas.
Existem, atualmente, cinco tipos de mangueira de incêndio:
As mangueiras de incêndio tipo 1 são produtos destinados a edifícios de ocupação residencial e predial, sendo fabricada de tecido em fibra de poliéster e revestida internamente com borracha sintética, através de vulcanização direta no tecido e com acoplamento de engate rápido storz.
A mangueira de incêndio tipo 2 é ideal para utilização no combate a incêndios industriais, tais como em prédios comerciais, áreas industriais e fábricas. Seu tecido também é confeccionado em fibra de poliéster e com revestimento interno de borracha sintética.
A mangueira de incêndio tipo 3 é feita com duplo reforço têxtil de alta resistência contra rupturas e abrasões, de tecido em fibra de poliéster e com revestimento interno de borracha. Possui tecido diagonal, do tipo sarja, na cor branca, com tubo interno e dotada de uniões storz, muito comum na área naval e industrial.
A mangueira de tipo 4 é feita com tecido em fibra de poliéster e revestida por borracha internamente e externamente (em borracha sintética na cor vermelha), com as mesmas uniões storz. Quanto à sua aplicação, é muito comum em áreas industriais, como refinarias de petróleo e petroquímicas, onde a alta resistência a abrasão e a superfícies quentes é fundamental.
Por fim, a mangueira de tipo 5 conta com as mesmas características da mangueira tipo 4, com a diferença de que ela é revestida por duas camadas de borracha sintética, usualmente na cor preta.
A Granserv Extintores proporciona aos clientes uma ampla variedade de serviços relacionados ao sistema hidráulico de prevenção contra incêndio, que vão desde a elaboração do projeto à venda e instalação dos materiais e composição da rede com sua respectiva ART e laudo. Além disso, fornece o serviço de teste hidrostático das mangueiras, que devem ser realizados de forma anual de acordo com a norma.